v Rodinha
v Músicas de bom dia, sol, janelinha, chamadinha de nomes, etc (a rodinha deve ser feita todos os dias).
v "Corridas" de obstáculos (invente, utilize almofadas, lençóis, colchonetes, etc,.
v Jogos com bolas (role ou jogue a bola até a criança para que ela pegue ou a jogue de volta).
v Histórias (todos os dias). Deve-se colocar o nome da história no planejamento.
v Músicas (ao utilizar a música, também deve-se colocar o nome no planejamento).
v Identidade (mostrar a criança seu reflexo no espelho, fazer caretas, sorrir, abrir a boca, etc).
v Esconde-esconde (utilizar lençóis, fraldas, toalhinhas, etc, para esconder e mostrar o rosto para a criança).
v Danças (dançar com música de CD ou DVD).
v Brincar com móbile (fazer com que a criança ouça, veja e toque um brinquedo do móbile)
v Massagem (tocar massageando com cuidado partes do corpo da criança como os pés, cabeça, barriga, testa, etc).
v Brinquedo com som (puxar corda de brinquedo que emite som e fazer com que a criança tente refazer esse movimento).
v Brinquedos que imitam os sons de animais.
v Brincar de rolar, bater palmas, sentar, levantar, arrastar, engatinhar, etc).
v Fazer barulhinhos com a boca.
v Brincar de serra-serra.
v Brincar de imitar (colocar a mão na cabeça, olhos, boca, etc).
v Brincar de dedo mindinho, seu vizinho, upa, upa-cavalinho, palminhas de guiné.
v Tocar instrumentos musicais para que as crianças percebam os sons e os repitam com outros sons, movimentos corporais,…
v Manipular materiais de várias texturas como áspero e liso.
v Caixinha mágica (caixa decorada com papel colorido pode ser de sapato, com um buraco no meio. Dentro da caixa colocar vários objetos como bola, chupeta, chocalho, etc. A criança deve colocar a mão dentro e pegar um dos objetos).
v Confecção de chocalhos de material reciclável
v Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
v Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
v Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
v Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
v Uso do espelho: ver a si e ao outro
v Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
v Cartões de linguagem
v Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
v Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
v Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
v Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
v Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
v Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
v Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
v Tampas de Nescau com figuras.
v Cds com figuras, furado e usado como móbile.
v Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
v Janelinhas das sensações.
v Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
v Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
v Varal das sensações.
v Cestos dos tesouros.
v Pendulo com bola e elástico colado no teto
v Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
v Esconde-Esconde (para bebês) Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário