domingo, 18 de abril de 2010

PROJETO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO


Projeto do Sítio do Pica Pau Amarelo




Tema Folclore

Titulo Sitio do Pica Pau Amarelo

Objetivo

- Resgatar a diversidade culturas através das brincadeiras
- Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
-Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade.


Justificativa

É a possibilidade de levar as crianças à riqueza de nossa cultura, criando uma identidade nacional.
Inseri-los nos costumes de nosso povo concentrando nossos próprios costumes e os de outras regiões.
Vamos entrar agora no mundo encantado do sitio do pica pau amarelo resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época bem como as receitas e jogos folclóricos. Apresentando as crianças o autor dessas mavarilhosas historia que encantam gerações em gerações.
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

ALFABETO DA TURMA DA MÔNICA


Alfabeto da Turma da Mônica









































































DIA DO ÍNDIO

19 de abril- Dia do Índio



Cocar de EVA:



Índio com tinta guache:



Índio de EVA:





Vamos Brincar de Índio?
Explorando a Floresta!

Objetivo específico: Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
Estratégia:
Circuito de habilidades por tempo, contendo 5 estações.
Conteúdo: Conversa inicial:
Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata.


  1. Ponte:
    Material: Banco sueco. Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
    Dica de equilíbrio: afastar os braços

  1. Rio:
    Material: Colchonetes. Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
    Dica de impulsão: usar o braço
    Dica de aterrisagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)

  1. Árvores com frutas:
    Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
    Dica para arremesso: estender o braço.
    Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo

  1. Teia de aranha:
    Material: corda elástica. Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
    Dica de execução: fazer devagar.

  1. Caminho da onça:
    Material: Cordas, arcos e cones. Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)
    Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.
    Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
    Avaliação:
    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.