domingo, 20 de fevereiro de 2011

TRABALHOS EM EVA / máscaras de carnaval










MOLDES: MÁSCARA DE CARNAVAL







Projeto Carnaval




Tema : Carnaval
Público alvo: Educação Infantil
Duração:cinco dias
Inicio: 28/02/11

Justificativa


         A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.


Objetivos

  • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira,sua origem e suas características;
    Identificar músicas de Carnaval;
  • Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritimos.
  • Produzir trabalhos de artes como pintura,desenho,recorte e colagem
  • Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições

Desenvolvimento
·         Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
·          Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e comentários.
·         Elabore um mural com gravuras carnavalescas;
apresente alguns passos das danças carnavalescas e incentive-os a realiza-los.
·         Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
·         Oficina de Máscaras: Pintar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
·         Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar com canudos coloridos e materiais diversos.
·         Oficina de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas,areia colorida,etc.
·         Oficina de música:Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente.
·         Apresente Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.
·         Baile de carnaval.
·         Desfile de fantasias.

Recursos

EVAs,tnt,som,revistas e jornais,cola,tesoura,canudos,fantasias,fantoches, cd’s, Dvd.

ATIVIDADES PROJETO ADAPTAÇÃO

TRABALHOS EM EVA / SALA DE INFORMÁTICA






TRABALHOS EM EVA / DECORAÇÃO DA SALA











SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO



v  Rodinha
v  Músicas de bom dia, sol, janelinha, chamadinha de nomes, etc (a rodinha deve ser feita todos os dias).
v  "Corridas" de obstáculos (invente, utilize almofadas, lençóis, colchonetes, etc,.
v  Jogos com bolas (role ou jogue a bola até a criança para que ela pegue ou a jogue de volta).
v  Histórias (todos os dias). Deve-se colocar o nome da história no planejamento.
v  Músicas (ao utilizar a música, também deve-se colocar o nome no planejamento).
v  Identidade (mostrar a criança seu reflexo no espelho, fazer caretas, sorrir, abrir a boca, etc).
v  Esconde-esconde (utilizar lençóis, fraldas, toalhinhas, etc, para esconder e mostrar o rosto para a criança).
v  Danças (dançar com música de CD ou DVD).
v  Brincar com móbile (fazer com que a criança ouça, veja e toque um brinquedo do móbile)
v  Massagem (tocar massageando com cuidado partes do corpo da criança como os pés, cabeça, barriga, testa, etc).
v  Brinquedo com som (puxar corda de brinquedo que emite som e fazer com que a criança tente refazer esse movimento).
v  Brinquedos que imitam os sons de animais.
v  Brincar de rolar, bater palmas, sentar, levantar, arrastar, engatinhar, etc).
v  Fazer barulhinhos com a boca.
v  Brincar de serra-serra.
v  Brincar de imitar (colocar a mão na cabeça, olhos, boca, etc).
v  Brincar de dedo mindinho, seu vizinho, upa, upa-cavalinho, palminhas de guiné. 
v  Tocar instrumentos musicais para que as crianças percebam os sons e os repitam com outros sons, movimentos corporais,…
v  Manipular materiais de várias texturas como áspero e liso.
v  Caixinha mágica (caixa decorada com papel colorido pode ser de sapato, com um buraco no meio. Dentro da caixa colocar vários objetos como bola, chupeta, chocalho, etc. A criança deve colocar a mão dentro e pegar um dos objetos). 
v  Confecção de chocalhos de material reciclável
v  Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
v  Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
v  Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
v  Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
v  Uso do espelho: ver a si e ao outro
v  Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
v  Cartões de linguagem
v  Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
v  Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
v  Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
v  Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
v  Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
v  Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
v  Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
v  Tampas de Nescau com figuras.
v  Cds com figuras, furado e usado como móbile.
v   Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
v  Janelinhas das sensações.
v  Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
v  Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
v  Varal das sensações.
v  Cestos dos tesouros.
v  Pendulo com bola e elástico colado no teto
v  Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
v  Esconde-Esconde (para bebês) Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.

ATIVIDADES DE ESTIMULO À LINGUAGEM PARA BERÇÁRIO



3 Meses:

* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);

3 a 4 Meses:

* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular

* Seguir o objeto focalização

- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais


* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:

- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas

* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo

4 a 6 Meses:

* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha

6 a 7 Meses:

* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.

8 a 12 Meses:

* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa

1 a 2 anos e 5 meses:

* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes




Continente X Conteúdo:

* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.

PLANEJAMENTO BERÇÁRIO ANUAL



OBJETIVO:
Proporcionar as crianças um ambiente lúdico que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade.
É através das brincadeiras que as crianças aprendem, usam a imaginação, experimentam o mundo, desenvolvem sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas.
Incentivar o uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-deconta) valoriza a auto-estima da criança.

ADAPTAÇÃO:
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que o educador receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.

MOVIMENTO:
CONTEÚDO:
- Reconhecimento do próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
HABILIDADES:
- Identificar o próprio corpo;
- Perceber, imitar e produzir sons e ritmos utilizando o corpo e diferentes materiais;
- Deslocar-se no espaço de diferentes maneiras e com diferentes graus de autonomia;
- Explorar e controlar os movimentos corporais;
- Coordenar os movimentos do corpo;
- Desenvolver memória musical.
NOÇÕES:
- Do próprio corpo;
- Do deslocamento do próprio corpo no espaço;
- Controle (domínio) do próprio corpo;
- Das mãos como instrumento para relaciona-se com o mundo e comunicar-se;
VALORES:
- Identidade;
- Expressão pessoal de sentimentos;
- Autonomia e autoconfiança;
- Autonomia e comunicação;
ATIVIDADES:
- Nomeação de partes do corpo no banho e na música;
- Brincadeira, dança música, imitação, ritmos e sentimentos.
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar,
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, blocos, sucatas, etc;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Faz-de-conta.
INSTRUMENTOS:
- Gestos, linguagem, esponja, música;
- Caixas, bolas, blocos, chocalhos, etc.
LOCAL:
- Sala, solário, sala de recreação, trocador.

MÚSICA:
CONTEUDOS:
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
HABILIDADES:
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais;
NOÇÕES:
- De sons, expressando com o corpo e materiais diversos;
- Da possibilidade de expressão de ritmo através do movimento;
VALORES:
- Autocontrole e autonomia;
- Socialização e prazer musical;
- Sociabilidade;
ATIVIDADES:
- Cantar, batucar, bater palmas;
- Ouvir musica de diferentes estilos e expressar sentimentos;
- Brincadeiras com musicas;
- Danças em grupo ou individual;
INSTRUMENTOS:
- Chocalhos, instrumentos diversos, sucatas e objetos diversos;
- Cds, vídeos, rádio;
- Instrumentos musicais;
LOCAL:
- Ambientes externos e internos;
- Sala, solário e sala de recreação;

ARTES VISUAIS:

CONTEÚDO:
- Exploração e manipulação de materiais
- Observação e identificação de imagens diversas.
HABILIDADES
- Perceber através dos sentidos as diferenças entre materiais, objetos e brinquedos;
- Observar, identificar imagens.
ATIVIDADES
- Observação e identificação de imagens em manuseio de revistas, livros, figuras, etc.
INSTRUMENTOS:
- Revistas, livros, TV, brinquedos, imagens na parede, etc.
LOCAL:
- Sala, solário, sala de recreação.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

CONTEÚDO:
- Incentivar o desenvolvimento da fala para que a criança manifeste seus desejos, não permitindo que ela só manifeste por gestos.
HABILIDADES:
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades, falando corretamente com a criança;
- Ampliar o vocabulário da criança conversando com ela diariamente.
ATIVIDADES:
- Na hora do banho, alimentação, e nas conversas em geral.
INSTRUMENTOS:
- Conversas, músicas, livros, tv, etc.
LOCAL:
- Trocador, sala, solário, sala de recreação e refeitório.

MATEMÁTICA:
CONTEÚDOS:
- Noções de quantidade, cor e espaço em brincadeiras e musicas junto com o professor;
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas;
HABILIDADES:
- Perceber quantidade, formas e cores;
NOÇÕES:
- De quantidade, formas e cores;
VALORES:
- Socialização;
- Independência e autonomia;
ATIVIDADES:
- Musicas e brincadeiras que envolvam noções de quantidade, cor, formas, tempo e espaço comparando medidas de mãos, pés, altura;
INSTRUMENTOS:
- Bolas, bexigas, peças de encaixe, sucatas, pelúcias e brinquedos diversos;
LOCAL:
- Sala, solário, quadra e sala de recreação.

PROJETO MEIO AMBIENTE
* Projeto meio ambiente será trabalhado através da reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos.
* A percepção do meio ambiente como fonte de recursos naturais.
* Conscientização para conservação do meio ambiente.
AVALIAÇÃO
Através de registros contínuos, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
E através dessa avaliação, possamos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho, tendo como referencia o que precisamos mudar o que pode continuar e o que melhorar.