domingo, 29 de maio de 2011

CRIANÇAS H.I.V. POSITIVAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CRECHES



1. O QUE É H.I.V?
HIV é o nome do Vírus da Imunodeficiência Humana. O HIV ao entrar no corpo do indivíduo, ataca-o enfraquecendo o seu sistema de defesa, facilitando a instalação de enfermidades. O indivíduo, aparentemente saudável, pode ter o vírus no seu organismo e ser um portador do HIV.
2. O QUE É AIDS?
AIDS, significa: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Só os indivíduos infectados pelo vírus HIV podem ter AIDS. É uma doença onde o sistema imunitário sofre enfraquecimentos do sistema de defesa, tornando-o vulnerável a enfermidades.
3. COMO OCORRE A TRANSMISSIVIDADE DO HIV?
A maioria das crianças adquire o HIV de suas mães durante a gestação, o parto, ou a amamentação. Essa forma de contágio é denominada de transmissão materno-infantil.
Os adultos e adolescentes podem adquirir o HIV das seguintes maneiras:
- ATRAVÉS DO SEXO SEM PROTEÇÃO (o vírus localiza-se nas secreções genitais e pode ser transmitido através de relações sexuais: vaginal, oral ou anal, sem CAMISINHA;
- USO DE DROGAS INJETÁVEIS (através do uso compartilhado de agulhas e/ou seringas, ou recipientes para o preparo de drogas, contaminados por sangue;
- TRANSFUSÃO DE SANGUE (através do uso de sangue não testado e contaminado por HIV)
ATENÇÃO:
* O VÍRUS NÃO SE TRANSMITE:
- por abraços. Aperto de mãos, carícias, beijos na bochecha
- pratos, talheres, copos, roupas, chimarrão
- tosse, espirro, suor, lágrima ou saliva
- picadas de insetos
- bancos, vasos sanitários, chuveiros, piscinas
* BEIJOS NA BOCA PODEM TRANSMITIR HIV, SE HOUVER FERIDAS NA BOCA
4. AS CRIANÇAS COM HIV/AIDS PODEM FREQUENTAR ESCOLAS OU CRECHES?
Em princípio, sim. Só em condições especiais, mediante orientações médicas, haverá recomendações para afastamentos temporários, ou definitivos da escola. O convívio diário entre pessoas em casa, no trabalho, ou escola com HIV/AIDS não oferece riscos de transmissão. Na verdade o risco é da criança portadora de HIV/AIDS contrair doenças dos seus colegas, se seu sistema imunológico estiver muito prejudicado.
5. QUAIS OS CUIDADOS AO ATENDER UMA CRIANÇA PORTADORA DE HIV POSITIVA, QUE TENHA UM FERIMENTO SANGRANTE?
Deve ser usado LUVAS DE PROCEDIMENTOS, DESCARTÁVEIS (condição que deve ser usual no manuseio de lesões sangrantes em qualquer pessoa) e evitar o contato direto com o sangue. Em caso de contato acidental com o sangue, lavar o local com água e sabão, abundantemente.
6. QUAIS SÃO AS VACINAS QUE DEVEM SER FEITAS NA CRIANÇA INFECTADA PELO HIV?
As vacinas da rotina normal podem ser feitas, desde o nascimento, inclusive a BCG. A criança não deve receber a vacina para a poliomielite em gotinhas (Sabin) e sim a injetável - Salk. A BCG só não será feita em crianças doentes, ou com o sistema de defesa prejudicado.
7. OS FILHOS DE MÃES SOROPOSITIVAS (HIV/AIDS) PODEM SER AMAMENTADOS?
Não, há risco de transmissão do HIV pelo leite materno. Elas serão alimentadas com leite em pó, ou saquinho, ou de caixinha. Com o evoluir da idade elas poderão (e deverão) se alimentar de tudo. Alimentação rica em nutrientes (legumes, verduras, carnes, ovos, frutas variadas...)
8. QUANDO DEVEMOS USAR LUVAS AO ATENDER UMA CRIANÇA COM HIV/AIDS?
Sempre que :
- mexer em sangue
- mexer em fezes, urina, vômitos, ou outras secreções que contenham sangue
- mexer em secreções genitais
- em lesões ou feridas

9. COMO HIGIENIZAR OS OBJETOS, PISOS, BANHEIROS, BRINQUEDOS ATINGIDOS POR FEZES, VÔMITOS OU OUTRAS SECREÇÕES?
Elas devem ser removidas, colocar água sanitária pura e após lavar o local. Os objetos de uso pessoal (escova de dentes, aparelhos de barba, pentes, escovas...) não devem ser compartilhados.
10. COMO LAVAR A ROUPA CONTENDO SANGUE, OU SECREÇÕES CORPORAIS?
Devem ser lavadas em separado. Para desinfecção devem ficar de molho por 30 minutos em água misturada com água sanitária.
11. EXISTE VACINA OU CURA PARA AIDS?
Não, por enquanto existe só tratamento, assim como diabetes e hipertensão arterial.
12. A FAMÍLIA É OBRIGADO A REVELAR QUE A CRIANÇA TEM AIDS?
Não, a família não é obrigada a revelar que a criança tem HIV ou AIDS. Porém é aconselhável pelo menos que a direção, ou o profissional de saúde da escola tenham conhecimentos, para eventuais medidas para a preservação da saúde da criança (como contato com outras crianças enfermas por doenças infectocontagiosas, tais como: varicela, sarampo...)
13. EXISTEM LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES HIV GRATUITOS?
Sim. Existem inúmeros locais que oferecem os testes gratuitos e de forma anônima, diariamente, na rede própria ou conveniada da saúde.