domingo, 20 de fevereiro de 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO



v  Rodinha
v  Músicas de bom dia, sol, janelinha, chamadinha de nomes, etc (a rodinha deve ser feita todos os dias).
v  "Corridas" de obstáculos (invente, utilize almofadas, lençóis, colchonetes, etc,.
v  Jogos com bolas (role ou jogue a bola até a criança para que ela pegue ou a jogue de volta).
v  Histórias (todos os dias). Deve-se colocar o nome da história no planejamento.
v  Músicas (ao utilizar a música, também deve-se colocar o nome no planejamento).
v  Identidade (mostrar a criança seu reflexo no espelho, fazer caretas, sorrir, abrir a boca, etc).
v  Esconde-esconde (utilizar lençóis, fraldas, toalhinhas, etc, para esconder e mostrar o rosto para a criança).
v  Danças (dançar com música de CD ou DVD).
v  Brincar com móbile (fazer com que a criança ouça, veja e toque um brinquedo do móbile)
v  Massagem (tocar massageando com cuidado partes do corpo da criança como os pés, cabeça, barriga, testa, etc).
v  Brinquedo com som (puxar corda de brinquedo que emite som e fazer com que a criança tente refazer esse movimento).
v  Brinquedos que imitam os sons de animais.
v  Brincar de rolar, bater palmas, sentar, levantar, arrastar, engatinhar, etc).
v  Fazer barulhinhos com a boca.
v  Brincar de serra-serra.
v  Brincar de imitar (colocar a mão na cabeça, olhos, boca, etc).
v  Brincar de dedo mindinho, seu vizinho, upa, upa-cavalinho, palminhas de guiné. 
v  Tocar instrumentos musicais para que as crianças percebam os sons e os repitam com outros sons, movimentos corporais,…
v  Manipular materiais de várias texturas como áspero e liso.
v  Caixinha mágica (caixa decorada com papel colorido pode ser de sapato, com um buraco no meio. Dentro da caixa colocar vários objetos como bola, chupeta, chocalho, etc. A criança deve colocar a mão dentro e pegar um dos objetos). 
v  Confecção de chocalhos de material reciclável
v  Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
v  Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
v  Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
v  Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
v  Uso do espelho: ver a si e ao outro
v  Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
v  Cartões de linguagem
v  Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
v  Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
v  Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
v  Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
v  Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
v  Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
v  Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
v  Tampas de Nescau com figuras.
v  Cds com figuras, furado e usado como móbile.
v   Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
v  Janelinhas das sensações.
v  Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
v  Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
v  Varal das sensações.
v  Cestos dos tesouros.
v  Pendulo com bola e elástico colado no teto
v  Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
v  Esconde-Esconde (para bebês) Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário