domingo, 23 de janeiro de 2011

Avaliação


Avaliação/ Parecer descritivo

    Em meus relatórios procuro destacar três aspectos fundamentais: Os itens a serem observados são muitos, mas podem ser sintetizados entre área motora, afetiva e cognitiva. Dentro destes três itens podem ser observados vários outros subitens. Ainda é possível agregar uma parte sobre o comportamento (higiene e saúde).

1. ASPECTOS FÍSICOS:  expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.

2. ASPECTOS SOCIAIS:  interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.

3. ASPECTOS AFETIVOS:  experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.
Alguns itens são importantes relatar:


1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?
  
Modelo de Parecer Descritivo:

          No segundo semestre, a aluna  _____________ teve um ótimo desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Sente-se orgulhosa das atividades que consegue realizar. Busca apoio das educadoras sempre que necessário.Compartilha seus brinquedos com os colegas.
É uma menina meiga e muito carinhosa, com as educadoras e colegas.
Demonstra uma coordenação motora muito boa e agilidade ao realizar exercícios de correr, pular de diversas maneiras, andar coordenadamente em atividades variadas, acompanhar ritmos, rasga e amassa folha de papel facilmente. Monta quebra- cabeças simples. Demonstra autonomia na execução de tarefas.
Interessa-se pelas histórias lidas e contadas pelas educadoras e da mesma forma adora manipular livros. Interessa-se pelas aulas de artes, para ela formam momentos de prazer, é criativa e dedicada na realização de suas produções, participando com muita alegria e concentração.
No refeitório passou a aceitar novos alimentos, principalmente saladas. Na hora da escovação não necessita mais de auxilio, já troca algumas peças de roupa sozinha. Sua autonomia cresce a cada dia. Na hora do soninho adormece e acorda tranquilamente, não faz uso da chupeta.
No pátio explora todos os brinquedos, já consegue embalar o balanço, a gangorra. É criativa na hora do brinquedo, muitas vezes liderando brincadeiras de casinha, mamãe e filhinhas.
Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento, você está prontinha para ir pra turminha ______________, no proximo ano. Parabéns!
Feliz Natal e próspero Ano Novo!

3 comentários: